Juscontábil Blog Tributação E-social, a nova era fiscal para as empresas brasileiras
E-social imagem

E-social, a nova era fiscal para as empresas brasileiras

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você provavelmente já ouviu falar do E-social, certo? Esse importante projeto do Governo Federal é responsável pela união de todas as informações do sistema tributário brasileiro, e já foi implementado em algumas fases para alguns tipos de empresas.

Você também já deve saber que diversos órgãos como a Receita Federal e o Ministério do Trabalho serão beneficiados com esse projeto, além do INSS e da Caixa Econômica.

Mas, a sua empresa está realmente preparada para essa nova era? O seu time de contabilidade já conhece quais informações entrarão no pacote do E-social?

No post de hoje falaremos sobre os principais pontos desse projeto, e como a sua empresa pode usar o benefício da tecnologia a seu favor.

Vamos lá!

Na prática, o que é o E-social?

O Governo federal decretou a unificação dos dados enviados para diversos órgãos. Esses dados já eram enviados em lotes e formatos diferentes para os diversos órgãos exigentes do Governo.

Esse tipo de envio gerava um esforço gigante para as empresas, como para o próprio Governo Federal.

A unificação, feita agora por transmissão eletrônica de todos os dados requeridos, integra em apenas um envio todas as obrigações de cunho trabalhistas, fiscais e também previdenciárias, de uma forma automática e prática.

Para simplificar ainda mais: a prestação do E-social servirá como um substituto de todos os formulários e declarações que eram entregues separadamente pelas empresas.

(Já imaginou a praticidade que a sua empresa ganha com isso? Se não, continue lendo)

Mas, e os benefícios do E-social?

e-social beneficios

Se você acha que apenas o Governo Federal se beneficiará com a implementação do E-social, então é melhor olharmos com um pouco mais de cuidado o que esse projeto entrega para a maioria das empresas brasileiras.

Seja você o dono de empresa ou apenas responsável pelos setores pessoais e RH, com certeza já perdeu horas montando declarações extensas para o Governo Federal, certo?

E quando alguma informação é enviada equivocadamente? Ou quando alguma informação é enviada de uma forma duplicada? Com certeza é dor de cabeça na certa! Porém, o E-social vem para mudar tudo isso.

Esse novo sistema garante que todos as obrigações de cunho trabalhistas e previdenciárias sejam entregues (uma vez que a transmissão é eletrônica), torna o envio unificado (o que garante uma organização melhor na hora de produzir e receber essas informações) e simplifica todo o processo de envio, seja do remetente (empresa) ou destinatário (Governo).

Tudo isso através do envio unificado pelo eSocial Empresas.

Fique de olho nas informações da sua empresa

O E-social é um novo caminho para as empresas. Um caminho mais rápido, tecnológico e prático. Porém, é necessário ter cuidado com as informações que são colocadas em seu sistema e no prazo de entrega dessas informações.

O que realmente merece atenção para o E-social dar certo

Supondo você seja dono de uma empresa do segmento industrial. É bem provável que você tenha jovens aprendizes em funções técnicas e administrativas. Por isso, é preciso ficar de olho na hora da entrega da documentação que formaliza os contratos de trabalhos desses jovens.

Se algo faltar ou vier errado, e for imputado no sistema assim, é bem provável que você tenha algum problema com o governo futuramente.

De qualquer forma, não deixe para adicionar as informações sobre os seus funcionários na última hora. Utilize o E-social ao seu favor e não contra a sua empresa e seus processos.

Mesmo que, se for necessário, reestruture os processos da sua empresa, principalmente com as seguintes áreas:

– RH
– Departamento Pessoal
– Contabilidade e Departamento Fiscal
– Financeiro

Pode parecer uma grande mudança no começo, mas isso garantirá que você tenha todo o seu processo estruturado e andando conforme as leis fiscais e trabalhistas vigentes no Brasil.

Outro ponto super importante é sobre as informações que são adicionadas no E-social. Vamos supor que você seja uma empresa de contabilidade que presta serviços para uma empresa grande de varejo.

Com um fluxo grande de informações sobre os turnovers (demissões), admissões e outras informações gerais, como faltas, por exemplo, o processo da sua empresa de contabilidade pode estar comprometido.

Por isso, é importante integrar a comunicação de todos os setores da empresa diretamente com os terceirizados (no caso, você como empresa de contabilidade), garantindo que as informações que entrarão no E-social estejam corretas e alinhadas com que a empresa realmente fez e recebeu.

Essa integração precisa ser um pilar do relacionamento que você tem com o seu cliente. É algo que prezamos bastante aqui na Juscontabil e que garante a qualidade do nosso trabalho.

A implementação do E-social

e-social implementacao

A implementação desse sistema é feita por fases.  A fase 1 (que engloba empresas com faturamento anual superior a 78 milhões) já está em vigor.

A fase 2 (iniciada em Julho) engloba outras empresas privadas como MEI e SIMPLES, por exemplo.

Entenda um pouco mais sobre as regras aplicáveis no Simples Nacional em 2018! Clique aqui!

Se você quiser entender um pouco melhor sobre cada fase, e em qual a sua empresa se localiza, clique nesse link e veja as informações completas

O eSocial Empresas unificará quais sistemas?

Abaixo você conseguirá ver todas as obrigações (independentes dos seus cunhos) que serão inseridas no E-social:

  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)
  • Guia da Previdência Social (GPS)

E aí, preparado para implementar o E-social na sua empresa

iniciando o e-social

É inegável que o Governo Federal está unindo o avanço tecnológico com a necessidade fiscal e contábil correta no Brasil. Esse tipo de ação não só garante uma assertividade maior de dados, como uma transparência e cobrança das empresas com o Governo.

Essa fase veio para ficar e as empresas precisam estar cada vez mais preparadas para o uso da tecnologia em seus processos de negócios.

Clique aqui e entenda mais sobre Direito de empresa – Nome empresarial

Na dúvida sobre Cancelamento de inscrição? Veja nosso post completo para os MEI inadimplentes

E aí, a sua empresa já está preparada para implementar o E-social em seus processos? Ainda não?

Então entre em contato conosco agora que explicaremos quais são os passos necessários para tornar a sua contabilidade alinhada com esse novo projeto do Governo Federal.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Related Posts

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *