Juscontábil Blog Notícias O que é Contabilidade ambiental e como ela pode ser importante para a sua empresa
contabilidade ambiental na pratica

O que é Contabilidade ambiental e como ela pode ser importante para a sua empresa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Para entendermos o que é a contabilidade ambiental precisamos contextualizar o momento que vivemos, uma era onde a grande maioria das empresas se responsabilizam por seus atos, sejam esses monetários ou ideológicos.

Vemos empresas se posicionando constantemente a favor de causas que favorecem o meio ambiente , e foi um movimento natural na década de 90 o nascimento da contabilidade ambiental dentro do âmbito da contabilidade e fiscalização.

No post de hoje daremos uma olhada nesse tipo de controle e registro e entenderemos por quê é importante que as empresas assumam as responsabilidades por toda e qualquer modificação, positiva e negativa, que possam gerar no meio-ambiente a sua volta.

Se você está pensando em abrir uma empresa que lidará diretamente com o meio-ambiente, ou caso já trabalhe em uma, esse post é para você.

Vamos lá!

Como nasceu a contabilidade ambiental e seus objetivos

Você provavelmente já conhece todo o sistema de controle que a contabilidade apresenta. Esse modus operandi garante que essa ciência seja ideal para registros e gerenciamento de dados, monetários ou não, de toda espécie.

Quando a natureza dos dados a serem gerenciados são provenientes das ações entre empresas, marcas ou corporações e o meio-ambiente consideramos o trabalho como uma contabilidade ambiental, ou seja, a contabilidade, registro e controle de todos as ações positivas e negativas da empresa, tanto quanto o patrimônio e a exploração ambiental realizada pela mesma.

Esse patrimônio é identificado de forma monetária (daí que é feita a contabilidade).

Basicamente qualquer profissional pode trabalhar nesse ramo específico de atividade.

O objetivo é manter certos padrões e modelos que garantam um gerenciamento mais “Earth-friendly”  para a empresa, enquanto uma contabilidade de gastos e reduções é gerada.

Outro ponto importante da contabilidade ambiental é o seu foco na garantia da sustentabilidade ambiental dentro dos modelos de negócios das empresas.

O trabalho do profissional, ou da terceirizada responsável pela gestão contábil da empresa, é implementar métodos que contabilizem as ações ambientais, sejam as positivas ou negativas, de modo que a empresa tenha uma visão clara da sua responsabilidade com o meio ambiente.

As principais vantagens desse tipo de contabilidade

contabilidade ambiental o que

 

Como dito no começo do texto, não é de hoje que as empresas adotaram uma postura mais positiva em relação ao meio-ambiente. O “chegar ao progresso custe o que custar” deu lugar a uma visão mais preocupada e crítica com o meio-ambiente ao redor.

As empresas não só se conscientizaram disso, mas também são cobradas pelos seus consumidores a terem uma postura cada vez mais positiva em relação ao meio-ambiente.

Uma entidade que simplesmente não liga para isso está fadada a um posicionamento de marca fraco e a possibilidade de perda de consumidores a longo prazo.

Como o problema é muito mais fundo e envolve a diminuição e escassez de recursos naturais na terra, as empresas tomaram medidas com a contabilidade ambiental não apenas para gerar manutenção de suas explorações, mas como forma de  implementação de medidas que sejam sustentáveis para o meio ambiente e monetariamente favoráveis ao seu processo de negócios.

Logo, as vantagens que veremos abaixo são maneiras das empresas evitarem irresponsabilidade com o meio ambiente, se manterem alinhadas com diversos protocolos e fiscalizações governamentais e se posicionarem positivamente com o seu público-alvo.

A Contabilidade Ambiental permite:

– A redução constante do uso de recursos naturais utilizados nos processos das empresas, como energia, água, entre outros recursos esgotáveis e/ou renováveis ou não;

– A mensuração de todos os custos ambientais da empresa, baseando-se em cálculos como a receita e o lucro que a empresa tem na utilização desses custos;

– A criação de diversos relatórios que informem as projeções econômicas sobre a expectativa e a qualidade das ações ambientais da empresa. (aqui estão incluídos desde relatórios básicos, até o balanço anual da empresa);

– Transparência da empresa com os seus consumidores no quesito de responsabilidade socioambiental;

– O controle e registro das explorações ambientais realizadas pela empresa, com fins de entrega desses dados para diversos órgãos reguladores do governo;

O papel da sua empresa com essas ações

contabilidade ambiental e responsabilidade social

Criar uma empresa é assumir uma responsabilidade com funcionários, governo e principalmente com o meio ambiente.

Seja você uma pequena empresa com pouca geração de resíduos recicláveis ou uma grande indústria com resíduos altamente contamináveis, a responsabilidade pelos seus atos sempre será cobrada.

A questão é que com a mudança e evolução da sociedade por um mundo melhor o governo de diversos países, principalmente o Brasil, estreitou as suas regras quanto a responsabilidade ambiental.

Não cumprir tais regras não significa apenas uma “má reputação”, significa também custos extras baseados em multas, notificações judiciais e valor de mercado. A sua empresa pode perder capital se não optar por uma gestão de contabilidade ambiental correta.

Claro que existem níveis onde isso se torna muito mais necessário do em outros. Se você tem uma lanchonete, utilizar o bom-senso será o suficiente para se manter dentro da lei.

Agora se a sua escala de processos envolve explorações ambienteis de grande tipo, é melhor você optar por esse tipo de contabilidade agora mesmo.

Como podemos ajudar com a sua contabilidade ambiental

Os parceiros terceirizados, principalmente os escritórios contábeis, precisam estar alinhados com os seus clientes e preparados para lidar com diversos cenários onde essa essa transformação ocorre.

Abrindo a sua empresa agora? Leia nosso post e descubra como cortar caminhos e fazer isso mais facilmente

É necessário o conhecimento dos conjuntos de diversos tipos de legislação ambiental, o que garante segurança, confiança e praticidade na hora de gerar ações de contabilidade ambiental para a sua empresa.

Não corra riscos, é hora de legalizar a sua empresa! Clique aqui e veja nossas dicas para legaliza-la agora mesmo!

A Juscontabil detém o know-how para o desenvolvimento da contabilidade da sua empresa, seja feita de forma padrão ou com práticas de contabilidade ambiental.

Aqui nos preocupamos com a importância que a sua empresa tem no mundo e a marca que ela vai deixar registrada na sociedade para sempre.

Caso você queira conhecer um pouco mais dos nossos serviços, clique aqui.

Se tiver ficado com qualquer dúvida quanto a contabilidade ambiental, ou caso tenha uma sugestão, deixe nos comentários!

Até a próxima!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Related Posts

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *