RJ (21) 3105-8822      RJ (21) 98705-8661

Entenda a contabilidade para MEI

Beautiful young smiling asian woman working laptop on desk in living room at home. Asia business woman writing notebook document finance and calculator in home office. Enjoying time at home concept.

 — quem atua nesse regime pode receber auxílio-desemprego, auxílio-doença, auxílio-maternidade e também contribuir para o INSS — e auxiliar a conquistar mais clientes em sua rotina.

Porém, entenda: você passará a atuar como empresa, ou seja, pessoa jurídica, e isso exige cuidados, principalmente na área contábil. Esse é um tema delicado, que muitas pessoas não entendem muito bem como funciona.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar como é feita a contabilidade para MEI e a importância de ter um contador que auxilie nesse processo. Boa leitura!

As vantagens de atuar como MEI

A possibilidade de se tornar um microempreendedor individual surgiu em 2008, como uma alternativa para a formalização de uma série de profissionais que, anteriormente, por atuarem de forma autônoma, não tinham essa opção.

O objetivo foi descomplicar a questão de ter acesso ao cadastro de CNPJ, de forma facilitada e sem maiores burocracias, bem como garantir facilidades que podem fazer com que a pessoa cresça financeiramente e tenha melhores resultados em sua carreira.

Nesse sentido, ela pode usufruir de uma série de benefícios. Por exemplo, o MEI se enquadra em uma modalidade especial do Simples Nacional, o que diminui os encargos em comparação com a versão tradicional.

O que o MEI paga?

Para quem está começando, é importante saber quais são os principais impostos envolvidos em suas atividades a fim de tirar dúvidas. Assim sendo, o MEI está isento de impostos como IRPJ, Cofins, IPI e CSLL. Contudo, deve arcar com outros aspectos, tais como:

  • carnê do MEI – DAS, feito de forma mensal referente à contribuição à Previdência Social e ao ICMS ou ISS. O valor pode variar de acordo com a natureza do serviço, entre R$ 52,25 e R$ 58,25. Deve ser feita até o dia 20 de cada mês, e os valores são reajustados de acordo com o salário-mínimo;
  • para quem contrata funcionário, permitido pela legislação, o encargo previdenciário será de 3% do salário, bem como o pagamento do FGTS, com alíquota de 8%;
  • em caso de distribuição de lucro para a pessoa física, serão aplicáveis impostos sobre a receita bruta de cada mês, ou da receita bruta total, no caso de declaração de ajuste, que ultrapassem a alíquota de isenção. Os índices não tributáveis são: 8% para a área de comércio, indústria e transporte de carga, 16% para o transporte de passageiros e 32% relativos a serviços em geral.

A importância de ter uma contabilidade para MEI

Apesar de não ser obrigatório, o contador exerce um papel importante para a sua rentabilidade. Isso porque, sem a atenção de um profissional especializado, você pode arcar com um valor alto do seu lucro.

Por exemplo, o MEI é tributado em toda quantia que ultrapassar 32% do seu lucro, e a alíquota desse imposto pode ser alta. Por isso, é fundamental ter uma pessoa que avalie formas de reduzir esse impacto sobre o orçamento e garanta uma maior rentabilidade para você.

Além disso, o contador auxilia a manter uma boa organização contábil, permitindo entender quais são os resultados obtidos e como potencializá-los ao longo do tempo. Com isso, é possível, até mesmo, garantir o crescimento e tornar-se, de fato, um empreendedor.

Outro ponto é a necessidade de minimizar possíveis erros no preenchimento de declarações, o que pode gerar complicações delicadas no longo prazo.

Ter um profissional especializado ao seu lado para fazer a contabilidade para MEI é fundamental para que seja possível conseguir melhores resultados e evitar pagar imposto excessivo em suas atividades.

Fonte: progressocontabilidade

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.