Empreendedorismo FemininoUm dos temas mais comentados da atualidade é a igualdade de gênero, fala-se muito em feminismo e o espaço da mulher na sociedade.A mulher moderna busca essa igualdade de condições no mercado de trabalho, nos espaços públicos, nos esportes, na criação dos filhos e no posicionamento social de maneira geral.Pensando sobre isso, vamos falar um pouco sobre empreendedorismo feminino, entendendo onde as mulheres vem se destacando e ganhando força. Quase metade dos MEI (Microempreendedor Individual) são mulheres, e estão voltadas para atividades nos ramos da beleza, moda e alimentação.Vamos olhar isso em números?
Código CNAE:
Descrição:
Setor:
N° de MEI Mulheres:
% de MEI Mulheres:
4781400
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
Comércio
539.956
76%
9602501
Cabeleireiros
Serviços
422.795
79%
9602502
Outras atividades de tratamento de beleza
Serviços
422.795
96%
5620104
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
Indústria
123.209
75%
1412602
Confecção, sob medida, de peças do
vestuário, exceto roupas íntimas
Indústria
76.222
90%
1412601
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
Indústria
71.998
85%
3299099
Fabricação de produtos diversos não
especificados anteriormente
Indústria
54.863
81%
4755502
Comercio varejista de artigos de armarinho
Comércio
44.318
63%
4789099
Comércio varejista de outros produtos
Comércio
40.478
60%
Embora o público feminino venha se lançando mais no empreendedorismo, existe uma desistência maior se comparado aos homens.40% menos mulheres chegam a de fato se tornarem donas de negócios.Seguem algumas curiosidades:
Mulheres correspondem a 34% dos donos de negócios do país;
Donas de negócio são mais jovens do que os homens;
Possuem maior escolaridade;
Tem apenas um trabalho ou ocupação;
São em sua maioria a principal fonte de renda do domicílio;
2/3 das mulheres trabalha sem CNPJ;
A maioria não tem sócio;
25% trabalha em sua própria casa;
As donas de negócios trabalham menos horas do que os homens, cerca de 18% a menos;
Também ganham menos do que os homens;
Seus negócios tem cerca de 5 pessoas envolvidas, contando com a própria dona;
Seu nível de informatização é próximo ao dos homens;
Usam mais as informações financeiras no papel, do que em opções eletrônicas.
Como podemos perceber, o empreendedorismo feminino está em crescimento constante. As mulheres estão cada vez mais qualificadas e gerindo negócios sozinhas.São elas que, em sua maioria, também administram o lar e cuidam da educação dos filhos.Para te inspirar, trouxemos depoimentos de mulheres fantásticas, casos de sucesso e planejamento:“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de
dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar
presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das
comissões, eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém.
No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor
no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.” – Diz Luiza Helena Trajano / Magazine Luiza“Passamos meses estudando, revendo nossos empreendimentos,
reformulando ideias, produzindo um plano de crescimento para nossas
empresas, trocando experiências profissionais e pessoais. Foi neste período
que sonhei em montar um blog compartilhando nossas experiências” relata
Lênia Luz – Fundadora do Blog Empreendedorismo RosaBibliografia utilizada:Matéria sobre mulheres empreendedoras – Site:
Relatório especial Empreendedorismo Feminino no Brasil / março 2019 –
SEBRAE
Matéria: 10 mulheres empreendedoras para te inspirar – Revista digital Dicas
de mulher
Busque pelo post que deseja.
Você vai gostar também
10 Motivos para Contratar a Juscontabil
A vida de empresário é agitada, e administrar um negócio exige foco em diversas áreas, como vendas, marketing,...